FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes sobre o Feroza

 

A Daihatsu não está mais no Brasil? Como encontrar peças?
A Daihatsu já não está mais representada no Brasil (acho que desde 98). Mas vc encontra ainda várias importadoras que trazem peças direto do Japão (veja no site www.feroza.com.br). O problema é o preço. Porém, diferente de outros carros da Daihatsu, pro Feroza existem várias peças similares no mercado nacional. O importante é vc ter um mecânico "curinga", porque muita coisa dá pra ser adaptada de peças de carros brasileiros simples, como Opala, Monza, Santana, etc... no site do Feroza tem várias dicas.

Mas se vc der sorte de pegar um carro de boa procedência, dificilmente vai precisar trocar peças. O Feroza é indestrutível. Aguenta bem tanto no mato quanto na cidade. O motor é fera, apesar de ser 16v, o que prejudica um pouco o torque.


Dá muita manutenção? Quais os principais custos?
A manutenção é tranquila, pois é um carro que não quebra fácil. Claro que vc deve fazer uma boa manutenção preventiva, trocando óleo, filtros, pastilhas, rolamento. Essa parte básica vc encontra tranquilamente no Brasil (veja as planilhas que estou enviando).

Como todo carro importado vc pode ter dor de cabeça com o seguro (que é caro) e com partes desenhadas especificamente pra ele (como por exemplo os vidros, que se quebrar nao tem jeito, tem que importar). Mas não é um carro visado pra roubo e também não chama tanto a atenção pra alguém quebrar seu vidro, como as pajeiros, nissans, etc... 
No meu por exemplo compensa ter seguro. Coloquei uma trava Carneiro e alarme e também conte com a proteção de Deus J
Existem seguros específicos para carros 4x4 contra danos materiais a terceiros (ex. se vc bater num carro zero na cidade). Esses seguros sao bem mais baratos (+/- R$500) e valem a pena, porque numa batida vc dificilmente vai danificar o Feroza, mas o outro carro possivelmente vai estragar muito...Se o acidente for por culpa sua, o seguro cobre o estrago do outro.


A mecânica é a mesma do vitara ou não tem nada a ver?
Bom, apesar de também ser Japones a mecânica não é igual à do Vitara. A Daihatsu foi meio que subsidiária da Toyota. A mecânica do Feroza é bem mais parecida com a da Hilux do que com a do Vitara ou do Samurai.


O que tenho que olhar na hora de comprar esse jipe?
- É bom ficar atento à vazamentos no motor, transmissão e diferencial. Se não tiver vazamentos aí já tá beleza. 
- Veja também se não encontra ruídos estranhos no escapamento e no motor. O som do motor é igual ao dos Opalas 6CC. É um som forte, mas limpo, muito bonito. 
- Se for a versão SX veja se os opcionais estao funcionando bem: ar condicionado, vidros e retrovisores elétricos, suspensão com três níveis de amortecimento e direção hidráulica. A versão DX só tem a direção hidráulica, mas a mecánica é a mesma. 
- Outra coisa importante é o cambio: o do Feroza não raspa, é macio igual à um carro de passeio, nem parece jipe. Pegue uma subida e teste o 4x4 e a reduzida. 
- Vj também se os pneus são bons, porque é um item caro. Se não estiverem bons, pode considerar mais uns R$2mil pra colocar novos. 
- Outra coisa que pode dar trabalho é a suspensão dianteira (famoso Braço Pitman). Veja se não tem folga no braço, isso é um problema comum. Pra verificar isto, tem que suspender a frente (use um destes macacos de oficina ou elevadores de posto de gasolina). Deixe as rodas dianteiras livres (sem contato com o solo) e mexa uma delas repetidas vezes como se estivesse estersando. Se a outra roda acompanhar cada movimento, beleza. Senão pode ter problema no rolamento ou no Braço Pitman. Aí vc olha embaixo do carro, na frente das rodas, por onde passa a barra estabilizadora. Vai identificar fácil o braço porque ele "agarra" a barra. Veja se não tem folga aí... Se tiver vai ter que recondicionar e gastar aí uns R$500. Ou importar um novo (nem queira saber o preço). Isso não é um problema tão sério, mas prejudica a estabilidade.
- Quanto à suspensão traseira é tranquilo. À base de feixe-de-molas. Qualquer oficina de caminhão pode fazer novas lâminas ou adaptações.


É muito difícil o mercado compra/venda para esse jipe?
Quanto ao mercado eu diria que é um carro bom pra compra/venda, pois pela sua versatilidade sempre vai ter alguém interessado. Aliás conheço mais gente querendo comprar do que vender. Houve um certa valorização nos ultimos anos. Há dois anos a versão SX 95 tava uns R$15mil e agora já vale uns R$18mil. Se vc pesquisar nowww.webmotors.com.br vai ver que tá tudo nessa faixa. Subiu bastante…


Existem desvantagens?
Quanto às desvantagens, acho que a maior é a questão do espaço. Se vc tem família grande vai ter problemas. Se são só dois, tranquilo. Quando tiver uma viagem grande, “recolha” os bancos de trás e aí sim caberá muita coisa...
Outra coisa ruim é o consumo, mas dentre os jipes é o melhor que conheço. Na estrada faz uns 10km/litro e na cidade uns 8km/litro. Só tem a versão à gasolina. Existem alguns que fizeram conversão pra GNV, o que é muito bom pra andar na cidade, mas nas estradas e trilhas perde um pouco de poténcia.


Você recomenda o Feroza?
Tem que ver bem qual a finalidade que vc quer usar o carro. Eu não conheço outro 4x4 tão versátil pra usar na terra e na cidade, pois é robusto e confortável. Então se seu uso é mixto e se vc como eu não pode se dar ao luxo de ter uma Pajero ou outro importado deste porte, eu recomendo o Feroza sim.
Mas se vc quer um carro só pra pegar trilhas, eu recomendaria outros (como o Samurai), ou só pra andar na cidade é melhor comprar um carro de passeio.


Onde posso encontrar informações?
Temos um grupo de uns 80 ferozeiros que discutem idéias na internet:grupoferoza@yahoogroups.com
Pra compra e venda tem o site do webmotors: www.webmotors.com.br , que é onde tem mais oportunidades. Mas é complicado confiar só no anúncio. Tem que ver pessoalmente.


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