Dicas


Cilindro de roda traseiro fabricado no Brasil, FORTEC.
www.fortecfreios.com.br
lado esquerdo codigo CCR92225lado direito  codigo CCR92226.

As lonas de freio pode usar a da Brasilia, da certinho.

Espero ter ajudado, sou apaixonado com meu FEROZA.

Mario Dutra


Planetárias


O pino das planetarias, serve da Combi e as planetarias serve as do Chevrolet Monza.

Dica enviada pelo amigo Marcelo Scramin.


Bico Injetor


O bico injetor é dificil de achar e custa muito caro +ou- R$ 270,00

Dica: usar o bico injetor do tempra, precisa apenas usinar um pouco a cabeça e o pé do bico mais fica muito bom ( +ou- R$ 90,00 )


Coifa da Homocinética


A coifa da homocinética é a mesma do Chevrolet Corsa 1.0 (modelo antigo).

Custa aproximadamente R$30,00


Amortecedores


A mortecedores pressurizados Nakata (para Opala), que não têm os mesmos níveis de regulagem, mas se comportam bem no Feroza. Os códigos são HG30598 (traseiros) e HG30596 (dianteiros). Em Campinas por exemplo o preço tava em média R$190 por cada par (na Cabrino; tel 19 3739-3900).

Outra dica de um ferozeiro: 

Coloquei os amortecedores de opala na traseira do Feroza, e para que eles ficassem bem protegidos, adaptei uma sanfona de bengala para motos (dt180) da marca circuit, que custa 18 reais o par e é feita de uma borracha bem resistente. A sanfona cabe certinho no amortecedor, e já vem com as abraçadeiras de plástico (tipo lacre) para fixa-las nos amortecedores.

Resumindo, fica parecendo os amortecedores RANCHO, muito protegidos.

Dica enviada por:  Márcio Rahal Costa de Campo Grande - MS


Chapão protetor para parte de baixo do carro


PARA QUEM QUIZER FAZER AVENTURAS UM POUCO MAIS PESADAS

AI VAI AS MEDIDAS EXATAS PARA SE CONTRUIR UM CHAPÃO

PARA O FEROZA (PROTEÇÃO É SEMPRE BOM)


chapao


Embreagem


:: EMBREAGEM NORMAL (DISCO NORMAL)

É a embreagem normal de todos os carros comerciais, ela é macia, e com o tempo gasta (principalmente nos ferozas, por causa do uso da reduzida).

Se gastar é só não deixar patinar muito e já desmontar para recondicionar. O recondicionamento fica perfeito desde que feito por profissionais.

É só desmontar e levar para recondicionar o Disco, Platô e Volante do motor. Aqui em Curitiba eu já fiz 2 vezes na Casa das Embreagens e custou apenas R$ 120,00. Ficou nova, perfeita, porém não dura muito.


:: EMBREAGEM DE CERÂMICA (DISCO COM PASTILHAS DE CERÂMICA)

É a embreagem utilizada nos carros de competição (demora uma vida para gastar e é 100% garantida).

Aquela história que o câmbio fica duro, trepida, etc. é MENTIRA! Lembre-se faça o serviço com um profissional. Porque posso dizer que é mentira? Porque depois de mandar recondicionar a minha 2 vezes normal, agora mandei fazer de cerâmica, custou R$ 220,00 (um pouco mais caro) mas pareçe que ganhei um carro novo. O motor fica com muito, mas muito mais TORQUE, é impressionante a força que ele ganha a mais (no caso do feroza) se você bobiar você canta pneu em cada esquina, e na trilha então? pode queimar embreagem a vontade que você não vai sentir nem cheiro, de tão poderosa que ela é.

A diferença está no disco, (vejam a foto abaixo) ao invés de ter uma lona integral ao redor dele, só tem 4 pastilhas feitas de cerâmica super duras e o resto é livre, por isso o fato do motor ficar com muito mais torque certo? Vantagens eu tive muitas, desvantagens: é lógico que fica diferente, tipo assim a coisa fica muito mais sensivel você pisa no pedal e engata a marcha o carro já sai andando é bem forte!

embreagemparaosite

Notem que, no disco, exitem apenas 4 pastilhas, o que causa menos atrito e mais torque.

OBS: Não esqueçam, que a mão de obra para desmontar e montar novamente o sistema custa mais caro do que o próprio reconcidionamento, visto que para desmontar, é preciso sacar fora todo o câmbio. (E vocês sabem que o nosso câmbio é gigante e pesado devido ao 4x4 robusto do FEROZA.)


Lanternas personalizadas


Eu cortei meu parachoque trazeiro fora, porque não conseguia subir de ré em alguns obstáculos (ele travava no chão), dai joguei as lanternas trazeiras fora (que já estavam todas quebradas) e contrui uma lanterna nova naquele espaço lateral, aquela tampinha sabe? Ná autrália as lanternas são ali, é muito melhor porque não quebra quase nunca e fica mais protegido, no meu caso tive que recontruir uma lanterna vistoque a original só tem na autrália para vender e custa uma grana.

Os pisca-pisca são os piscas laterais de Golf modelo antigo (amarelo)

A luz de ré são os pisca-pisca laterais do golf modelo novo (brancas)

e a meia luz e luz de freio utilizei o farol de neblina do Gol bola (com um soquete duplo)

os cortes fiz com pirógrafo, isolei por dentro com silicone e colei! pronto!

Vejam a foto: quero saber se vocês gostaram!


lanternas para o site


Notem que os parachoques sumiram e darão lugar as um cano cromado.

Sei que o carro ficou um pouco "estranho" pra não dizer feio atrás, mas tem pontos positivos como a dificuldade de quebar a "nova lanterna" e também o fato de aumentar o ângulo de saída.


Bomba d’água


Bomba d'agua é a peça que leva a água do radiador para o motor e vice-versa.

Acho que fazendo um passeio, eu forcei demais o motor e a minha bomba d'água foi pro pau! Resultado: original: R$ 2.300,00, meu mecânico mandou para um amigo dele lá em SC e o amigo simplesmente reconstruiu a peça (notem como ela ficou novinha até pintada). Quando? R$ 600.

bombaaguaferoza


obs: Quando não tiver mais jeito, tem uma outra idéia: Compre um reparo de Bomba d'agua de chevette e manda para um torneiro que é só arrumar a hélice

(deixar mais fina e mais baixa) que o resto funciona.

A minha estragou duas vezes, na primeira, mandei recondicionar na segunda fiz o esquema do chevette


Filtro de óleo


Tem alguns modelos nacionais que cabem exatamente e custam R$ 40,00. atenção!


a dica abaixo foi enviada por :

FRAM - BH 4967

MANN  - W68/80

TecFil - PSL 134



Filtro de ar


Eu coloquei o da pajero/L200 (antigo), é bem fácil de achar e custa R$ 60,00

obs: tem que tirar o ciclone (peça de plástico que fica em volta do filtro)

O da Toyota Hilux antiga também serve (é vermelho) e custa R$ 45,00


Capotas


Desenvolvi, junto com um estofador duas capotas, uma para a parte de trás e outra para a parte de cima

do motorista, vejam o resultado:

capota2
capota3
capota1


Ficou muito loco, a parte de trás eu que pedi sem plástico nas laterais mesmo(para mais segurança) mas depois eu fiz uma capota totalmente transparente! (ficou muito loco) e a parte de cima fizemos de plástico transparente com velcro, ou seja sem nenhuma adaptação especial ou furos na lata, etc. -> a parte de trás foi feita sem ferro, somente um cabo de aço que vai de um lado até o outro prendendo por um gancho(daí sim precisou furar) e os botões em toda volta dela (também precisou furar). resultado: em 1 minuto deixo meu carro pelado! agora o melhor: quanto custou:

a capota de trás: R$ 250,00

a de cima: R$ 80,00

obs: Hoje, depois de vários meses utilizando a capota, dou nota 8,5 agora já puz de novo o teto normal

o que acontece é que voê não pode passar de 100km/h que a capota quase sai voando!


Pneus


Pneus, um filme!


Bom nada de pneus originais einh?


Bom eu já usei argentinos, frontieras, etc, etc, etc, 

mas o melhor mesmo é o meu pneu atual:

é um argentino, 255, 95, r15. Simplesmente alucinante!

confira a foto abaixo:


pneus


Detalhe: é importante ter um pneu para viagem.


O Famoso Braço PITMAN


- Esse era meu maior problema, até eu conhecer um cara que virou meu mecânico.

o cara é preparador de RALLY da equipe da Volksvagem, o cara é muito bom!

Meu braço pitman (suspensão dianteira) estava com muita folga, fazendo com que a direção ficasse meio mole.

o cara arrumou, tá zerinho! ficou bem firme! como faz só uma semana que ele arrumou ainda não vou

divulgar a eficácia, mas posso garantir que até agora aguentou algumas trilhas que eu já fiz no fim de semana.

Falei pra ele: vou testar! e entrei num atoleiro animal e em muitas erosões, até agora está zerinho!

Detalhe, um novo custa R$ 1.000,00

obs: Agora depois de meses com o "novo braço pitman" estou impressionado! capotei duas vezes e o velho braço

tá lá firme e forte! O segredo enfim é recondicionar mesmo!


Guincho


Agora sim a melhor dica!


Guinchos Work. Na minha opinião os melhores!

Nacionais, baratos, e com assistência técnica local.

work2
work3
work1


O suporte, foi bem simples: Tem que tirar fora o parachoque com as lanterinhas de meia luz,

Tirar também o peito de aço que tem abaixo; Após isso é soldado uma barra de metal entre as duas ponteiras do chassis (para que ao puxar ele não entorte para dentro), e dai é soldado nesta barra e em cima das ponteiras do chassis (notem que o suporte é quase um "V"), mais 3 chapas de ferro com 1mm de espessura, uma central maior, e duas menores aos lados subindo um pouco. Pronto, é só furar o suporte e parafusar o guincho.


O meu é elétrico pois como o Feroza não tem neutro, não sei se é possivel

colocar o mecânico.

 


Especificações:

Guinho Work 12000 super.

(+ ou - 4,5 toneladas de força)

40 metros de cabo de aço 3/8

patesca incluída.


Valor: R$ 2.500,00

Paguei R$ 2.300,00 em 4 vezes na Fenajeep (brusque-SC)



Pastilhas de freio


Pegue a pastilha da L200 e mande cortar as "abinhas"que cabem direitinho.

Testado e aprovado já usei uns 5 pares.

obs: Custam R$ 70,00.


Se fizer questão da original a FERODO fabrica esta pastilha

Aqui no Brasil, mas é super difícil de achar, segue os códigos: 


Pastilha

Ferodo dianteira FEROZA - FDB 532

Lona de freio ferodo traseira FEROZA - FSB 327 


Outras opções:

Pastilha de freio do Mitsubish ECLIPSE modelo SYL 1313 ou 1312

São da emrpesa SYL nacional também, testada e aprovada também por mim.


Lonas de freio


Bom galera, desmontem peguem as lonas e o disco e levem até qualquer auto peças

que recondicionem lonas, é super rápido e garantido, fica pronto em 2 horas

e custa R$ 25,00 as duas!

obs: o par original custa uns R$ 250,00


Motor de arranque


O meu derreteu. Acho que foi porque eu devo ter ficado com o feroza em baixo de água salgada, por umas 5 horas

mais ou menos então ele deve ter aumentado a sua condutividade elétrica sei lá, o fato que levei a um amigo que desmontou ele inteirinho e refez aquela parte que é cheia de fiozinhos de cobre, sabem?

e ficou Zero.


A princípio o que é feito é que deve-se usar a mesma carcaça e reconstruir o interior.



Alternador


Simples, coloca o do chevete. 60 amperes, etc. etc. etc. 

um novo do feroza custa R$ 2.000,00

Detalhe: Tem que soldar um suportezinho um pouco maior para caber o

alternador do chevette.


Dicas gerais!


DE:Gilmar de Barros Santos Filho

1 - Se quiser um som um pouco mais forte no seu feroza, uma

boa opção, é a colocação da moldura da porta do palio 2

portas, que além de caber falantes de até 6,5 polegadas,

possui tb um bom porta objetos, custa em média 60,00 sem os

falantes.


2 - Se quiser erguer uns 3 dedos na traseira do feroza sem

ter que mexer na suspensão, coloque o jumelo da rural com

buchas de poliuretano, custa em média 250 reais e a adaptação

é simples.


3 - Se vc quiser transportar algo maior e o porta malas for

insulficiente, uma boa opção é a colocação do rack da eco

sport, que alem de moderno é extremamente útil e possui tb um

trilho em que vc pode regular a distância entre as astes,

custa em média 380,00 e é necessário uma pequena adaptação,

pois o teto removível do feroza é menor e tem que cortar um

pedacinho do trilho.


MANDE SUA DICA!!! entre em contato.


© Feroza Brasil 2014